Televendas

4004-1140
Capitais e regiões metropolitanas |
0800-941-1140
Demais cidades

Saiba mais sobre a LABET Exames Toxicológicos

A LABET é a mais completa solução em Exames Toxicológicos da América Latina. Fundada em 2010, possui uma aliança exclusiva com a Quest Diagnostics, líder mundial em Exames Toxicológicos, com sede nos EUA e mais de 11 milhões de análises realizadas anualmente.

Estamos entre os laboratórios credenciados pelo Denatran para a realização do Exame do Cabelo (exame toxicológico realizado a partir de amostras de cabelos ou pelos do corpo) em todo o território brasileiro, atendendo a demanda da Lei nº 13.103/2015, em vigor desde março de 2016. Com a Lei, a realização de Exames Toxicológicos passou a ser exigida aos motoristas com CNHs nas categorias C, D e E, na emissão ou renovação e também na pré-admissão e desligamento destes mesmos motoristas.

Atualmente, possuímos a maior e melhor Rede de Coleta com mais de 4 mil unidades distribuídas por todo o país e somos o laboratório mais conhecido e procurado por motoristas de norte a sul do Brasil.

Missão: Preservar vidas através da utilização das mais avançadas tecnologias de analise clínicas de detecção do consumo de substâncias psicoativas, contribuindo para o aumento da segurança viária do Brasil.

Visão: Ser uma referência mundial em tecnologia e qualidade de exames de análises clínicas voltados à prevenção e combate ao uso de substâncias psicoativas.

A LABET Exames Toxicológicos tem como Política da Qualidade:

 

  • Gerar valor para os clientes, provendo solução em exames toxicológicos de larga janela de detecção com validade forense, com qualidade assegurada, segurança dos processos, fidedignidade das amostras e precisão científica;

 

  • Manter excelência em nível de serviço, atendendo às expectativas dos clientes e acionistas;

 

  • Prezar pela melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, assim como do desempenho organizacional, mitigando os riscos pertinentes;

 

  • Zelar pela comunicação e relacionamento ético e transparente com os clientes, Postos de Coleta Laboratorial, fornecedores e demais partes interessadas, baseado na confiança e respeito;

 

  • Primar pela qualidade do ambiente de trabalho e a formação de uma equipe motivada e contributiva, através da definição das responsabilidades e da comunicação direta e transparente, e;

 

  • Orientar partes envolvidas para que todas as atividades realizadas, em todas as etapas da cadeia de custódia, estejam de acordo com os requisitos legais pertinentes ao processo.

Como funciona o Exame Toxicológico do Cabelo

O Exame do Cabelo é a única tecnologia capaz de detectar o uso constante de substâncias psicoativas com uma visão retroativa mínima de 90 dias. O teste identifica hábitos e costumes em relação ao eventual consumo de drogas.

Através do Exame do Cabelo, uma grande variedade de substâncias pode ser identificada, incluindo, mas não limitando-se, as anfetaminas, cocaína, maconha e opiáceos.

VANTAGENS

→ Ampla janela de detecção: possui uma janela de detecção mínima de 90 dias para o uso repetitivo de drogas.

→ Maior eficácia: possui maior capacidade de detecção (índice de positividade) de substâncias psicoativas, quando comparado com qualquer outro método.

→ Procedimento muito simples: a coleta do material não é invasiva nem contagiosa, não prejudica a estética do candidato e é indolor.

→ Detecção de grande variedade de drogas psicoativas: maconha e derivados, cocaína e derivados, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína: "ecstasy" (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

O exame testa álcool?

Não será testado concentração de álcool no cabelo.

Quanto tempo acusa o uso da droga?

O exame faz uma análise retroativa mínima de 90 dias.

Preciso levar o comprovante do pagamento no momento da coleta?

Não é necessário. Você precisa apenas levar o seu documento original com foto e seu CPF, para que seja feita a identificação no Laboratório que realizará a coleta.

Como é o processo de coleta?

Serão coletadas pequenas amostras de cabelos ou pelos do corpo. Caso você não tenha o mínimo de 4 centímetros de cabelo da raiz até a ponta, será necessário que a coleta seja de pelos do corpo.

Em caso de pouco pelo/cabelo, posso fazer exame através de sangue, urina ou saliva?

Não. Caso você seja portador de alguma doença que afete o crescimento de cabelos ou pelos pelo corpo, como Alopécia Universal (doença dermatológica), poderá solicitar, mediante comprovação médica, que o seu exame seja feito a partir de amostras das suas unhas.

É necessário agendar o meu exame?

Não há necessidade. Após a compra, basta comparecer a unidade coletora que você escolheu na hora da compra.

Quais são os documentos necessários para realizar coleta?

Compareça ao ponto de coleta escolhido portando um documento de identificação com foto e seu CPF.

É possível comprar na unidade coletora?

Sim, você poderá comprar o seu exame na unidade coletora de sua preferência.

Quais são as formas de pagamento? Aceitam cartão de crédito?

Você tem a opção de fazer o pagamento no site com boleto bancário, cartão de crédito ou diretamente nas Casas Lotéricas, sem a necessidade de impressão de boleto. Para pagamento nas Unidades de Coleta, além de todas estas opções acima, em algumas delas, também é possível pagar com cartão de débito ou dinheiro.

Qual é o prazo para a compra do meu exame ser estornada?

O estorno da sua compra varia de acordo com a forma de pagamento escolhida. No caso do boleto, débito, lotérica ou dinheiro, o tempo médio é de 10 dias úteis. Nas compras feitas através do cartão de crédito, o estorno é realizado no mesmo dia. No entanto, este prazo poderá se estender em função do fechamento da fatura e a bandeira do seu cartão.

Qual o prazo de validade do laudo?

O laudo tem validade de 90 dias a partir da data da coleta.

Se eu incluir categoria de moto (A), preciso realizar o exame?

Sim, a adição de categoria (A) necessita do exame, pois é considerada como uma renovação da sua carteira C, D ou E.

Tem algum custo para inclusão do meu resultado no RENACH?

Não há custo para inclusão do laudo na base do RENACH.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas, continue navegando no site da LABET!