Televendas

4004-1140
Capitais e regiões metropolitanas |
0800-941-1140
Demais cidades

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE

O EXAME TOXICOLÓGICO

O Exame Toxicológico obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E, é exigido pela Lei Federal 13.103 e desde 2015 vem contribuindo para um trânsito mais seguro, reduzindo os acidentes nas estradas de todo o Brasil.

O DETRAN exige o laudo do Exame Toxicológico apenas de laboratórios credenciados pelo DENATRAN.

A LABET, líder do mercado nacional, é o maior e mais moderno laboratório de Exames Toxicológicos de larga janela de detecção da América Latina. Com o certificado ISO 9001 e CAP/FDT, acreditação internacional, que garante o resultado mais preciso e seguro do mercado.

E você, ainda têm dúvidas sobre o Exame Toxicológico? Vem com a gente, a LABET traz tudo o que você precisa saber sobre Exame Toxicológico de uma vez por todas!

 

Continue a leitura ou clique abaixo no tema de seu interesse:

 

  

 

 

 

  •  O QUE É O EXAME TOXICOLÓGICO DE LARGA JANELA DE DETECÇÃO?

 

O Exame Toxicológico de larga janela de detecção é um tipo de exame que utiliza amostras de cabelo, pelo ou unhas em sua análise. Por ser capaz de detectar o uso de diversas substâncias em um intervalo maior que os exames mais habituais, como de sangue e urina, atinge até 180 dias que antecedem a coleta da amostra.

Ele também ficou conhecido como Exame Toxicológico de Cabelo, no qual motoristas precisam realizá-lo para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D ou E. Assim como em contratações por regime de CLT, na admissão e demissão de motoristas profissionais.

A coleta de unhas só é feita em casos específicos de alopecia universal comprovada por declaração médica.

 

  •   COMO O EXAME TOXICOLÓGICO É FEITO?

 

Para entender como é feito o Exame Toxicológico é fácil. Após a escolha do seu laboratório de confiança, são apenas 3 passos:

1-  Realize o pagamento no site LABET, ou diretamente na unidade de coleta mais próxima de você. Não é necessário agendamento;

2-  Vá até o local escolhido e realize a coleta das amostras de cabelo, pelo do corpo ou raspas de unha, não é invasiva, contagiosa ou indolor.

3-  Agora é só aguardar a emissão do resultado. A LABET avisará por SMS quando seu laudo estiver disponível. Você também poderá consultá-lo online no Portal do Resultado.

O Exame Toxicológico não exige nenhum tipo de preparação, por isso após a compra você pode seguir para a coleta da amostra, sem agendamento prévio.

No momento da coleta, serão retiradas duas amostras de cabelo ou pêlos do corpo para análise. Uma para caso você não concorde com o resultado emitido, a segunda amostra é analisada como contraprova, mantendo seu direito de contestação preservado. Neste caso não é necessária a realização de outra coleta, considerando que a segunda amostra foi retirada na mesma janela que a primeira.

 

  •   QUAIS AS DROGAS SÃO DETECTADAS NO EXAME TOXICOLÓGICO?

 

O Exame Toxicológico exigido pelo DENATRAN para renovação da CNH e pelo Ministério do Trabalho, através do eSocial e CAGED, detecta substâncias pré-selecionadas e seus derivados a fim de trazer mais segurança para as estradas. Veja abaixo quais são as drogas:

·         Anfetamina;

·         Cocaína;

·         Ecstasy (MDMA, MDA, MDE);

·         Heroína;

·         Maconha;

·         Mazindol;

·         Metanfetamina;

·         Morfina;

·         Opiáceos, incluindo codeína;

 

Derivados como: crack, merla, rebite, skunk, haxixe, meth, ice e speed, também são encontrados no Exame Toxicológico de larga janela de detecção.

 

  •   QUANTO TEMPO DEMORA PARA DROGA SAIR DO CABELO?

 

O Exame Toxicológico apresenta o consumo de drogas nos últimos 90 dias, a partir de uma amostra de cabelo ou pelos do corpo de 3 centímetros. No caso de amostras de unhas, é possível identificar o uso nos últimos 180 dias (6 meses).

A janela de detecção pode variar de acordo com organismo, área do corpo em que o pelo foi coletado, metabolismo e o uso regular de drogas.

 

  •   QUAL O VALOR DO EXAME TOXICOLÓGICO?

 

O Exame Toxicológico para renovação ou adição na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas nas categorias C, D ou E na LABET, está a partir de R$169 com a taxa de coleta inclusa.

Entre agora no site da LABET, escolha o posto de coleta mais próximo e aproveite a facilidade de parcelar seu Exame Toxicológico em até 5x sem juros no cartão de crédito.

Não é necessário agendamento. Fique atento ao horário de atendimento da unidade de coleta escolhida.

 

Possui uma empresa? Não sabe como realizar o Exame Toxicológico em seus motoristas? A LABET pode ajudá-lo, acesse labetempresas.com.br e saiba mais informações sobre o Exame Toxicológico obrigatório para eSocial e CAGED.

 

 

  

  •   QUAL O PRAZO DE VALIDADE DO EXAME TOXICOLÓGICO?

 

O Exame Toxicológico para fins de renovação da CNH, possui 90 dias de validade a partir da realização da coleta. Para empresas que precisam inserir no eSocial e CAGED o código do Exame Toxicológico, o resultado tem validade de 60 dias. Ambos procedimentos possuem cadeia de custódia com valor forense.

 

  •   QUAL É O PRAZO DE ENTREGA DO RESULTADO DO EXAME TOXICOLÓGICO?

 

A LABET possui o prazo de 3 (três) dias para análise, válido somente após a chegada da amostra em nosso laboratório em São Paulo. Segue abaixo uma tabela de acordo com o estado em que o exame toxicológico foi realizado:

Estado Tempo Estimado
 São Paulo

3 - 5

 Rio Grande do Sul

4 - 7

 Rio de Janeiro

3 - 5

 Minas Gerais

5 - 7

 Santa Catarina

4 - 6

 Pernambuco

4 - 7

 Paraná

4 - 6

 Goiás

5 - 7

 Bahia

5 - 7

 Pará

6 - 7

 Distrito Federal

4 - 6

 Ceará

5 - 7

 Rio Grande do Norte

4 - 7

 Paraíba

5 - 7

 Espirito Santo

4 - 7

 Alagoas

4 - 7

 Mato Grosso do Sul

5 - 7

 

Caso o material coletado necessite de uma “etapa confirmatória”, a amostra seja rejeitada por erro no preenchimento do formulário da cadeira de custódia (FCC) ou por fim, possua insuficiência de material, além de atraso na logística em função de greves, paralisações ou demora no DENATRAN, Polícia Federal, Correios ou demais órgãos públicos, o prazo de entrega aumentará. Não ultrapassando o prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados a partir da data da coleta, conforme Resolução nº 691.

 

  •   O EXAME TOXICOLÓGICO ACUSA ÁLCOOL, CIGARRO OU REMÉDIO CONTROLADO?

 

O Exame Toxicológico de larga janela de detecção exigido pelo DENATRAN, para renovação da CNH e Ministério do Trabalho, para motoristas profissionais contratados através de CLT, não testa a concentração de álcool ou cigarro. Porém, alguns remédios controlados podem ter em sua composição derivados das drogas analisadas.

Caso o motorista por alguma necessidade utilize remédio com substâncias proibidas no Exame Toxicológico, ele deve enviar para o e-mail prescricoesmedicas@labet.com.br a prescrição médica para justificar seu resultado positivo como medicamentoso. É indicado que o e-mail seja enviado após a coleta da amostra, antes mesmo da liberação do laudo.

As principais composições detectadas são: morfina, codeína e anfetamina, entre outras.

ATENÇÃO: Em casos de cirurgias recentes, consulte com o médico a medicação utilizada e solicite a descrição da cirurgia para contestar o resultado, no caso de uso de substâncias proibidas no Exame Toxicológico.

 

  •   HÁ RISCO DA MINHA AMOSTRA SER CONTAMINADA?

 

As amostras de cabelo ou pelo, coletadas para a análise do Exame Toxicológico, são tratadas para que não tenham nenhuma influência externa como químicas, tintura, gel, sujeira, entre outros.

Para as unhas, solicitamos que estejam limpas e higienizadas, mas que não possuam esmalte e ele não seja retirado com acetona, mas com removedor de esmalte.

 

  

  •   QUEM NÃO TEM ATIVIDADE REMUNERADA TEM QUE FAZER EXAME TOXICOLÓGICO?

 

Sim, o Exame Toxicológico é obrigatório para todos que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E, mesmo que não exerçam atividade remunerada.

Motoristas que pretendem adicionar ou mudar de categoria para alguma destas, também precisam realizar o Exame Toxicológico.

 

Para quem exerce atividade remunerada tem como obrigação realizar também, o exame psicotécnico na renovação ou adição de categoria na CNH.

 

  •   MEU EXAME TOXICOLÓGICO DEU POSITIVO, E AGORA?

 

Se o resultado do seu Exame Toxicológico deu positivo, você terá a renovação da sua CNH suspensa e deverá aguardar 90 (noventa) dias para realizar um novo exame.

Durante este período, você não poderá dirigir tendo em vista que sua CNH estará bloqueada para renovação. Caso prefira, poderá rebaixar e continuar dirigindo outros veículos, de acordo com a categoria mantida.

O Exame Toxicológico da LABET possui o certificado ISO 9001 e CAP/FDT, acreditação internacional, que garantem o resultado mais preciso e fidedigno do mercado. Sem possibilidade de falso positivo, pois todo o procedimento está dentro da cadeia de custódia e possui valor forense. 

 

 

Agora, você já sabe tudo sobre Exame Toxicológico de larga janela de detecção, certo?

Caso ainda tenha dúvidas, você pode conferir nosso FAQ com as perguntas mais frequentes que recebemos de motoristas de todo Brasil ou entrar em contato conosco através do e-mail atendimento@labet.com.br ou no telefone 4004-1140.

  

 

Quer se manter atualizado sobre o tema? Segue a gente nas redes sociais!